top of page

Algas Marinhas

  • Foto do escritor: Eliz Oliveira
    Eliz Oliveira
  • 11 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

As algas marinhas são organismos fotossintetizantes, vivem predominantemente em ambiente aquático (oceanos) e contribuem significativamente para a produção de oxigênio disponível. As algas também servem como abrigo para inúmeros animais marinhos, tendo assim um grande papel nos ecossistema. Foram um dos primeiros seres a habitar o planeta e hoje as algas são usadas para diversos fins.

(veja quais são as algas existentes, na categoria TIPO DE ALGAS)


Elas são a base da vida marinha, e tanto as macro-algas como as micro-algas são essenciais para a manutenção dos serviços ecossistêmicos. As algas marinhas também tem grande importância econômica.


São famosas por serem parte de um dos mais reconhecidos ícones da culinária japonesa, o sushi. Ao contrário do que diz o senso comum, as florestas não são os pulmões do mundo, mas sim as algas, que produzem cerca de 55% de todo o oxigênio do planeta. Mas os benefícios das algas marinhas não param por aí.


As algas marinhas também ajudam na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele e capilar. Elas são algas ricas em nutrientes, como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro; além das algas marinhas também conterem vitamina K, que é anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.

Comments


bottom of page