top of page

Camarão-Branco-do-Pacífico

  • Foto do escritor: Eliz Oliveira
    Eliz Oliveira
  • 10 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

Nome Científico: Litopenaeus vannamei

Comumente conhecido como camarão-da-pata-branca, pertence à família Penaeidae. É uma espécie endêmica da costa oriental do Oceano Pacífico, distribuindo-se desde o Peru até o México.

Assim como os demais camarões peneídeos, é classificado como onívoro, alimentando-se de fito e de zooplâncton nos estágios larvais e pós-larval de algas. Essa espécie é reconhecida como osmoreguladora, sendo considerada, tolerando rápidas e amplas flutuações na salinidade. Os machos atingem a maturidade sexual medindo em média 17 cm e pesando em torno de 20 g e as fêmeas medindo cerca de 23 cm e com peso de 28 g, o que acontece a partir dos 6-7 meses de vida.

As algas pardas tem um alto valor nutricional na sua dieta, e uma grande diversidade de compostos bioativos. As algas pardas oriundas de ambientes frios apresentaram a capacidade de promover a resistência contra o estresse térmico em animais, além de melhorar a imunidade e na variação de lipídeos e proteínas, ajudando com o estresse oxidativo.

O estresse por frio impõe múltiplas disfunções fisiológicas nos organismos ectodérmicos como os camarões. Na carcinicultura, esses estresses ambientais levam a perdas de produtividade devido a suscetibilidade a doenças causado pelo estresse ambiental.

Comments


bottom of page