Tartaruga-verde
- Eliz Oliveira
- 11 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Nome Científico: Chelonia mydas
A Tartaruga-verde também conhecida como tartaruga-aruanã, pode chegar até 143cm de comprimento curvilíneo de carapaça. Habita pastagens tropicais e subtropicais das bacias oceânicas do planeta, encontradas especificamente em águas costeiras com muita vegetação (áreas de forrageio), ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar. É a única tartaruga marinha que é estritamente herbívora em sua fase adulta. Enquanto filhote a espécie é onívora com tendências a carnívora; torna-se completamente herbívora a partir dos 25-35 cm de casco.
Elas se alimentam de algas e monocotiledôneas marinhas, havendo uma predominância de um dos itens quando são mais abundantes do ambiente em que se encontram, como por exemplos os sargaços.
A tartaruga-verde tem papel ecológico muito importante, por consumir toneladas de algas e grama marinha. Através de sua alimentação seletiva, estimula o crescimento de grama jovem, mais nutritiva e da quantidade e tipos de alga que vão predominar no local.
Comentários