top of page

Tubarão Martelo Paña

  • Foto do escritor: Eliz Oliveira
    Eliz Oliveira
  • 10 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

Nome científico: Sphyrna mokarran

O tubarão-martelo-panã, também conhecido como tubarão-panã, ou cação-panã, é a maior espécie de tubarão-martelo da família Sphyrnidae, atingindo um comprimento máximo de 6,1m e pesando mais de 450kg, esta espécie está presente no golfo do México (atualmente considerada em risco de extinção).

Uma pesquisadora da Universidade da Califórnia, Samantha Leigh, em um estudo que examinava vários exemplares de tubarões-martelo-panã, e descobriu que esses animais marinhos se alimentam ativamente de algas e são capazes de digeri-las facilmente. Assim, este animal tornou-se o primeiro tubarão "vegetariano", conforme o jornal científico Earth Touch News.

No âmbito de seu experimento, Leigh capturou vários tubarões-martelo-panã. Com a intenção de submetê-los a uma dieta baseada em 90% de alga marinha marcada com carbono-13 (permitindo saber se os nutrientes das algas são absorvidos no sangue e tecidos), e assim provar a capacidade desses animais para obter nutrientes e decompor a comida vegetal.

Os resultados do estudo foram muito positivos: o experimento demonstrou que os tubarões não só comem algas, mas também são capazes de absorver seus nutrientes (50% de todas as algas consumidas foram digeridas e decompostas pelo intestino, e o restante excretado).

Comments


bottom of page