top of page

Tubarão-de-Pala

  • Foto do escritor: Eliz Oliveira
    Eliz Oliveira
  • 10 de out. de 2019
  • 1 min de leitura

Nome Científico: Sphyrna tiburo

O tubarão-de-pala tem cerca de 0,92cm, com fêmeas podendo chegar à 1,52m de comprimento, estes são a menor espécie do grupo de tubarão-martelo, ocorrem em águas do Pacífico Oriental, Atlântico Ocidental e Golfo do México. É a primeira espécie de tubarão capaz de adotar uma dieta onívora, tradicionalmente, tubarões comem peixes, crustáceos e moluscos, porém, essa espécie costuma alternar entre algas marinhas.

Inicialmente, o pensamento era de que os tubarões-de-pala consumiam algas marinhas acidentalmente ao caçar crustáceos, lulas e outros pequenos animais invertebrados que fazem das ervas marinhas as suas casas, mas com algumas pesquisas e estudos, foi visto que de fato as algas que o animal consumia serviam para complementar em sua dieta. O tubarão poderia assim obter 61% de seus nutrientes de algas, algo que não é comum na maioria das outras espécies.

Cientistas americanos viram que, embora o tubarão-de-pala não tenha uma dentição adaptada para mastigar algas, ele possui várias enzimas digestivas que são capazes de quebrar as vibras e carboidratos, diferente das outras espécies de tubarões carnívoros que possuem baixos níveis dessas enzimas.

Comments


bottom of page