Iguana Marinha
- Eliz Oliveira
- 10 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Nome Científico: Amblyrhynchus cristatus
Este é um réptil escamoso que pertence à família Iguanidae. É uma espécie endêmica das Ilhas Galápagos, que habita as costas rochosas deste arquipélago do Equador, embora também seja possível encontrá-lo em praias e manguezais locais. Ela é a única da família que vive em ambientes aquáticos e se alimenta exclusivamente de algas, mais precisamente as verdes.
Os machos adultos são os únicos capazes de nadar para conseguir comida porque são maiores. Tanto as fêmeas quanto os filhotes devem esperar que a maré baixe para pegar sua comida, ou seja, as algas que ficam presas às superfícies rochosas. O peso da iguana-marinha pode variar até 25%, dependendo da época do ano e dos alimentos disponíveis. Na primavera e no verão há mais algas e, portanto, elas armazenam gordura para o inverno e o outono, quando a população de vegetação marinha é reduzida.
Além disso, vale a pena notar que a iguana-marinha deve liberar o excesso de sal que ingere através das algas. Como elas fazem isso? Elas expelem o sal na forma de cristais através da glândula nasal… como se estivessem espirrando!
A iguana-marinha é uma espécie incrível que foi capaz de se adaptar a um ambiente hostil e longe de qualquer outro ecossistema, e é por isso que vale a pena cuidar delas e protegê-las.
Comentários